SÍTIO DAS PEDRAS
Uso
Residencial
Ano
2022
Área
390 m2
Local
Bofete, SP
O Sítio das Pedras foi projetado em um terreno de 55 hectares com um programa de necessidades abrangente, contando com casa principal, casa de visitas, pavilhão-garagem, casa do caseiro, mangueira para o gado, vínicola e várias cabanas para locação.
A materialidade de todo o projeto ressignifica a linguagem tradicional da arquitetura de fazendas, e incorpora racíocinio arquitetônico contemporâneo ás fachadas e espaços internos, com revestimento externo em pedra e estrutura de madeira do telhado aparente.
ANÁLISE DO TERRENO
O projeto de implantação requereu uma análise profunda de todos os condicionantes físicos do terreno, aliado com o desejo aspiracional do proprietário e impulsionado através da descoberta da vocação única deste lugar. Foi a compatibilização destes três fatores que gerou a implantação deste sítio de 55 hectares. Nada aqui é por acaso. Todas as edificações foram criadas e posicionadas a partir de pensamento crítico e analítico desses três condicionantes.
São matas nativas, nascentes, riachos, colinas, morros e uma formação rochosa conhecida da região: a Pedra Furada. A geometria do terreno remete a um anfiteatro, com vista para as Três Pedras, paisagem natural e ponto turístico da região, levando a maior parte das construções a serem posicionadas de maneira que pudessem aproveitar essas visuais.
IMPLANTAÇÃO
O projeto contará com casa principal, pavilhão-garagem, casa do caseiro, mangueira para o gado e várias cabanas para locação. A casa principal e áreas de apoio estão localizadas em um trecho reservado para garantir maior privacidade aos moradores. Próximo a casa principal, um grande vinhedo e vinícola são localizados, com deck para apreciar a paisagem. As cabanas são divididas em diversas tipologias, para que possam atingir diferentes públicos alvo e distribuídas em todo o terreno, e possuem área comum para os visitantes.
GARAGEM MULTIUSO
Para a garagem multiuso, existia a necessidade de considerar a mudança de uso da edificação com o passar do tempo. Inicialmente, abrigando uma garagem, social integrado, banheiros, lavanderia, dormitórios e oficina e posteriormente será transformado como restaurante rural com cozinha industrial, para atendimento aos hóspedes do Sítio das Pedras.
Devido a este fator, o projeto de todos os ambientes seguiu o raciocínio de criação de espaços flexíveis, prevendo mudanças posteriores, para que a transição de usos ocorre-se de maneira natural.
O deck com pergolado projetado com madeira de demolição filtra os raios solares, criando um espaço prazeroso, mesmo nos dias de verão. Com o tempo, trepadeiras dominarão o pergolado, criando uma cobertura natural para este ambiente.
As janelas foram projetadas de modo que permitissem, além das suas funções básicas de iluminação e ventilação, proteção contra eventuais furtos, já que a mesma possui um gradil na própria esquadria impedindo que qualquer pessoa entre pela janela. Outra vantagem é a redução no custo do vidro, já que as dimensões reduzidas trazem esse tipo de economia.
A composição de fachada nasce intrinsecamente vinculada ao projeto. Neste pavilhão, buscamos contrapor o uso contemporâneo das sua funcionalidade com a rusticidade da pedra, criando assim um projeto que tivesse cara de sítio e que ao mesmo tempo fosse atemporal.
"Buscamos contrapor o uso contemporâneo da sua funcionalidade com a rusticidade da pedra, criando assim um projeto que tivesse cara de sítio e que ao mesmo tempo fosse atemporal"
- Luis Rocha, arquiteto
Optamos por manter o telhado aparente neste pavilhão para criar uma espacialidade contemporânea para a garagem. No mezanino encontra-se a oficina e espaço para guardar as ferramentas, bem como a bancada de trabalho. Do lado de fora, o deck com pergolado para contemplação da vista